O pneu é utilizado por todos os indivíduos, como é o caso de quem utiliza a bicicleta, o automóvel, uma mota ou mesmo um autocarro. No entanto, são poucos aqueles que conhecem os cuidados a ter com o pneu ou que conhecem o destino do pneu quando este está gasto.
Existem famílias que possuem mais do que um automóvel e, muitas vezes, mais do que uma bicicleta. Será que estas pessoas estão conscientes da importância de cuidar dos pneus?
Assistimos a um episódio de uma viatura que numa oficina foi fazer a revisão e lhe foi dito que os pneus estavam “baixinhos”, ou seja, verificou-se que a pressão do pneu estava errada o que além de colocar em risco a segurança, provoca um desgaste mais rápido e efeitos no consumo de combustível.
Certo é que podemos prolongar o tempo de utilização do pneu se realizarmos os cuidados necessários e uma manutenção adequada e regular.
Que cuidados posso ter com o pneu?
Qual o destino dos pneus usados?
Reutilização – É a nova utilização dada a um pneu que volta a circular em veículos ou outros equipamentos para os quais foi projetado.
Recauchutagem – É quando um pneu usado pode ser reconstruído permitindo assim prolongar a sua vida útil por mais um ciclo.
Reciclagem – É quando se aproveita a borracha dos pneus usados para utilização em novos produtos. Exemplo: pavimentos de parques infantis.
Valorização energética – É quando os pneus usados são utilizados principalmente como fonte de energia, através da combustão controlada dos mesmos.
Quem faz a gestão dos pneus usados?
A Valorpneu é a entidade que gere os pneus usados em Portugal. Anualmente, a Valorpneu recolhe e valoriza 100% dos pneus usados em Portugal. Esta atividade é muito importante sobretudo para o Ambiente, pois evita a sua contaminação por pneus usados deixados ao abandono. https://www.valorpneu.pt/
Ideias para reutilizar pneus
1.Floreiras
2.Baloiço
3. Jogos Diversos