Alterações Climáticas – Como abordar o tema com as crianças

  • Home
  • Artigos
  • Alterações Climáticas – Como abordar o tema com as crianças
Julho 31, 2023

Ser amigo do ambiente e ter conhecimento sobre as alterações climáticas são noções que as crianças devem conhecer desde pequeninas. Através de vivências significativas as crianças aprendem e não esquecem!

A educação ambiental assume um papel marcante na formação das crianças como futuros cidadãos com uma visão mais humana e sustentável.

Há uns anos atrás as caraterísticas de cada estação do ano estavam bem delineadas o que não se verifica nos nossos dias. Diz-se na gíria que que as estações do ano estão trocadas!

O cenário presente deve-se a alterações significativas nos padrões climáticos, a uma série de fenómenos naturais que ocorrem e prejudicam o Planeta. É essencial tomarmos consciência que estes fenómenos acontecem devido à ação do ser humano. É exemplo, a industrialização e consequente emissão de gases de efeito estufa que contribui para o aquecimento global.

Porque é importante a educação ambiental?

Comportamentos e atitudes positivas, amigas do ambiente, devem fazer parte do ser de cada criança. Seja em casa ou na escola as crianças devem experienciar ações* sustentáveis e crescer num estilo de vida saudável, responsável e consciente, que favorece o desenvolvimento sustentável.

Como explicar às crianças as alterações climáticas?

Para combater o aquecimento do Planeta é preciso diminuir a emissão de gases poluentes na atmosfera, evitar as queimadas (ou efetuá-las dentro dos parâmetros de segurança) e o desmatamento das florestas. Cada criança é única e de acordo com a sua idade e caraterísticas o educador deve explicar o fenómeno de modo que esta compreenda e se envolva com ações positivas.

Ações* que podemos ter para ajudar o Planeta – sugestões

1. Reutilizar. Reciclar

2. Plantar árvores

Deixe aqui o seu comentário

Publicações Relacionadas

A importância do brincar no desenvolvimento da criança
Brincar é um direito de todas as crianças! Uma criança que brinca é uma criança que se desenvolve a todos os níveis como: físico, cognitivo…
Ler mais
Como reduzir o lixo no dia-a-dia?
O excesso de resíduos é um dos problemas atuais para a sustentabilidade do planeta, a nossa casa comum!A prevenção de resíduos começa em nós, na…
Ler mais
A minha horta está feia
Uma das formas de contribuir para a sustentabilidade do planeta é cultivar uma horta, mesmo que seja uma pequena horta num vaso ou uma horta…
Ler mais
Pneu gasto não está acabado – O que faço com um pneu gasto?
O pneu é utilizado por todos os indivíduos, como é o caso de quem utiliza a bicicleta, o automóvel, uma mota ou mesmo um autocarro.…
Ler mais