Como reduzir o lixo no dia-a-dia?

Agosto 31, 2023

O excesso de resíduos é um dos problemas atuais para a sustentabilidade do planeta, a nossa casa comum!

A prevenção de resíduos começa em nós, na nossa casa e trabalho, na forma como damos resposta ao lixo que produzimos.

Sabendo que o melhor resíduo é aquele que não é produzido é certo que temos de agir com consciência e responsabilidade. Mas como e porquê?

O conceito sustentabilidade está relacionado com o desenvolvimento sustentável que é aquele que assegura as necessidades do presente sem comprometer as necessidades das gerações futuras. É importante termos uma postura reflexiva nas ações que adotamos no nosso dia-a-dia, incluindo na forma como tratamos o lixo, para não aumentarmos o impacto negativo no meio ambiente.

Imaginemos o óleo alimentar que depois de utilizado tem como destino o esgoto, além de ter a possibilidade de danificar o cano e de atrair pragas, a gordura dificulta o tratamento das águas. Já o óleo alimentar que é encaminhado para um oleão vai contribuir positivamente para a saúde do planeta.

Para reduzir a quantidade de lixo que produzimos começamos por adotar (novos) hábitos:

Todos os produtos e objetos que utilizamos têm um fim e um destino; refletirmos sobre a sua utilização é essencial, bem como, prolongarmos o seu uso e o seu tempo de vida através da reutilização e da reciclagem.

Ideias para reciclar e reutilizar resíduos

  1. Mini horta Sustentável Reutilizar caixas de ovos.

    Numa caixa de ovos colocar a terra e a semente ou planta; cuidar/regar/acompanhar o crescimento.

  1. Jogo do galo Reutilizar rolhas e caixa de queijo. Na tampa da caixa fazer a quadricula do jogo do galo. Pintar 10 rolhas de duas cores diferentes (exemplo: 5 verdes + 5 azuis). Jogar e no fim guardar as rolhas dentro da caixa.
  1. Reciclagem de papel Reciclar papel/jornal.  Rasgar o papel em pedacinhos e colocar numa bacia com água durante 2 dias; passar a mistura no liquidificador; passar numa rede ou num coador de cozinha; virar para um pano/base e deixar secar.

Deixe aqui o seu comentário

Publicações Relacionadas

A importância do brincar no desenvolvimento da criança
Brincar é um direito de todas as crianças! Uma criança que brinca é uma criança que se desenvolve a todos os níveis como: físico, cognitivo…
Ler mais
Alterações Climáticas – Como abordar o tema com as crianças
Ser amigo do ambiente e ter conhecimento sobre as alterações climáticas são noções que as crianças devem conhecer desde pequeninas. Através de vivências significativas as…
Ler mais
A minha horta está feia
Uma das formas de contribuir para a sustentabilidade do planeta é cultivar uma horta, mesmo que seja uma pequena horta num vaso ou uma horta…
Ler mais
Pneu gasto não está acabado – O que faço com um pneu gasto?
O pneu é utilizado por todos os indivíduos, como é o caso de quem utiliza a bicicleta, o automóvel, uma mota ou mesmo um autocarro.…
Ler mais