A minha horta está feia

Março 27, 2023

Uma das formas de contribuir para a sustentabilidade do planeta é cultivar uma horta, mesmo que seja uma pequena horta num vaso ou uma horta vertical na varanda é certo que estamos a contribuir para uma cidade mais verde e para uma alimentação saudável!

A crescente consciencialização ecológica levou a que parte da população procurasse um meio para cultivar os seus produtos alimentares: ao mesmo tempo que ajuda o planeta, produz bens alimentares valorizando uma alimentação saudável e, até, a gestão financeira particular.

Nas empresas assiste-se já à implementação de hortas nos terraços onde os funcionários participam na manutenção e na colheita, demonstrando o seu contributo para o meio ambiente.

Nas escolas, a educação para a cidadania e para o desenvolvimento sustentável gerou hortas pedagógicas e projetos educativos que fomentaram o interesse e o despertar para esta temática.

Em ambas as situações o resultado esperado é o de uma boa colheita, mas até esta fase existe um processo que necessita da atenção e do carinho dos intervenientes, como é o caso de preparar a terra e a compostagem, escolher as plantas, plantar, cuidar ou regar. Estas ações são importantes para o cuidado e boa manutenção da horta orgânica.

Mas,

Como qualquer ser vivo as plantas gostam que falem com elas e gostam de receber um “bom dia” ou que lhe digam “cresce feliz”! Esta vibração de alegria permite que os elementos naturais recebam energia e sintonizem com um crescimento saudável. Foi o que a equipa docente de uma escola e a equipa Jardim d’Areias verificou ao desenvolver o programa Mais Jardim com a atividade de horta pedagógica, num jardim-de-infância, onde as crianças diariamente falavam com as plantas, tiravam as ervas invasivas, regavam, à entrada e saída da escola cumprimentavam e despediam-se da horta juntamente com os pais. O resultado foi uma rica colheita que originou saborosas receitas em contexto escolar e cabazes com os produtos colhidos para as famílias.

Experimente e verifique! Sugestão:

Deixe aqui o seu comentário

Publicações Relacionadas

A importância do brincar no desenvolvimento da criança
Brincar é um direito de todas as crianças! Uma criança que brinca é uma criança que se desenvolve a todos os níveis como: físico, cognitivo…
Ler mais
Como reduzir o lixo no dia-a-dia?
O excesso de resíduos é um dos problemas atuais para a sustentabilidade do planeta, a nossa casa comum!A prevenção de resíduos começa em nós, na…
Ler mais
Alterações Climáticas – Como abordar o tema com as crianças
Ser amigo do ambiente e ter conhecimento sobre as alterações climáticas são noções que as crianças devem conhecer desde pequeninas. Através de vivências significativas as…
Ler mais
Pneu gasto não está acabado – O que faço com um pneu gasto?
O pneu é utilizado por todos os indivíduos, como é o caso de quem utiliza a bicicleta, o automóvel, uma mota ou mesmo um autocarro.…
Ler mais