A importância do brincar no desenvolvimento da criança

  • Home
  • Artigos
  • A importância do brincar no desenvolvimento da criança
Outubro 26, 2023

Brincar é um direito de todas as crianças! Uma criança que brinca é uma criança que se desenvolve a todos os níveis como: físico, cognitivo e socio-afetivo.

Atualmente, o tempo que as crianças têm para brincar e explorar as situações livremente é escasso, seja pelo elevado número de horas que estão na escola ou pelas atividades extracurriculares que desempenham, seja pela vida profissional dos pais que pode originar uma rotina atarefada com pouca (ou nenhuma) oportunidade de brincar espontaneamente e/ou em família.

A alegria de brincar é contagiante e se a uma criança se juntarem outras crianças, os pais, ou outras pessoas, as oportunidades de desenvolvimento multiplicam-se.

Que benefícios tem uma criança que brinca?

Pelo brincar a criança estimula a sua criatividade e a sua relação com o mundo; desenvolve competências e habilidades que facilitam a aprendizagem, a concentração, a comunicação verbal e não verbal, todo o desenvolvimento global. A utilização de brinquedos durante a brincadeira adquire um papel importante, uma vez que a criança se apropria destes com a sua natural curiosidade o que a leva a novas descobertas. É fundamental o adulto, seja em casa ou na escola, proporcionar um espaço rico em materiais, brinquedos e propostas promotoras de aprendizagens, de acordo com as caraterísticas, interesses e necessidades da criança.

Brincar ao ar livre e na natureza é favorável ao desenvolvimento?

O contacto coma a natureza permite as aprendizagens fora da sala de aula. A relação que se estabelece com os elementos naturais permite o desenvolvimento global, estimula o autoconhecimento e a confiança permitindo uma superação crescente na execução de habilidades físicas e motoras com grau de dificuldade. Uma criança que brinca na natureza livremente é uma criança com capacidade de se inspirar e apreciar o belo; é uma criança saudável e feliz.

Vamos brincar! Sugestões:

Deixe aqui o seu comentário

Publicações Relacionadas

Como reduzir o lixo no dia-a-dia?
O excesso de resíduos é um dos problemas atuais para a sustentabilidade do planeta, a nossa casa comum!A prevenção de resíduos começa em nós, na…
Ler mais
Alterações Climáticas – Como abordar o tema com as crianças
Ser amigo do ambiente e ter conhecimento sobre as alterações climáticas são noções que as crianças devem conhecer desde pequeninas. Através de vivências significativas as…
Ler mais
A minha horta está feia
Uma das formas de contribuir para a sustentabilidade do planeta é cultivar uma horta, mesmo que seja uma pequena horta num vaso ou uma horta…
Ler mais
Pneu gasto não está acabado – O que faço com um pneu gasto?
O pneu é utilizado por todos os indivíduos, como é o caso de quem utiliza a bicicleta, o automóvel, uma mota ou mesmo um autocarro.…
Ler mais