Uma das formas de contribuir para a sustentabilidade do planeta é cultivar uma horta, mesmo que seja uma pequena horta num vaso ou uma horta vertical na varanda é certo que estamos a contribuir para uma cidade mais verde e para uma alimentação saudável!
A crescente consciencialização ecológica levou a que parte da população procurasse um meio para cultivar os seus produtos alimentares: ao mesmo tempo que ajuda o planeta, produz bens alimentares valorizando uma alimentação saudável e, até, a gestão financeira particular.
Nas empresas assiste-se já à implementação de hortas nos terraços onde os funcionários participam na manutenção e na colheita, demonstrando o seu contributo para o meio ambiente.
Nas escolas, a educação para a cidadania e para o desenvolvimento sustentável gerou hortas pedagógicas e projetos educativos que fomentaram o interesse e o despertar para esta temática.
Em ambas as situações o resultado esperado é o de uma boa colheita, mas até esta fase existe um processo que necessita da atenção e do carinho dos intervenientes, como é o caso de preparar a terra e a compostagem, escolher as plantas, plantar, cuidar ou regar. Estas ações são importantes para o cuidado e boa manutenção da horta orgânica.
Mas,
Como qualquer ser vivo as plantas gostam que falem com elas e gostam de receber um “bom dia” ou que lhe digam “cresce feliz”! Esta vibração de alegria permite que os elementos naturais recebam energia e sintonizem com um crescimento saudável. Foi o que a equipa docente de uma escola e a equipa Jardim d’Areias verificou ao desenvolver o programa Mais Jardim com a atividade de horta pedagógica, num jardim-de-infância, onde as crianças diariamente falavam com as plantas, tiravam as ervas invasivas, regavam, à entrada e saída da escola cumprimentavam e despediam-se da horta juntamente com os pais. O resultado foi uma rica colheita que originou saborosas receitas em contexto escolar e cabazes com os produtos colhidos para as famílias.
Experimente e verifique! Sugestão:
- Faça uma plantação igual em dois vasos (A e B), coloque-os em locais distintos mantendo o cuidado e a rega.
- Fale com alegria para a planta do vaso A, diga olá, bom dia, como estás bonita, cresce feliz!
- Ao vaso B fale com tristeza e palavras depreciativas, dizendo estás feia! Não gosto de ti!
- Observe e registe o crescimento das plantas. Passados alguns dias verifique o que aconteceu ao vaso A e B.
- Faça a sua HORTA, por um melhor ambiente e uma alimentação saudável.